terça-feira, 27 de outubro de 2009

TIPOS DE ARTE CORPORAL E URBANA



____________________________________________________________________________

 
ARTE CORPORAL pode ser toda e qualquer movimentação artística querendo expressar algum sentimento que não pode ser dito apenas com palavra e sim com a expressividade corporal.


A expressão ARTE URBANA ou street art refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das mani-festações de carácter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.



A Body Art (do inglês, arte do corpo) está associada à arte conceptual e ao minimalismo. É uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão.
O espectador pode actuar não apenas de forma passiva mas também como voyeur ou agente interactivo. As obras de body art, como criações conceptuais, são um convite à reflexão.
Suas origens encontram referências no início do séc. I na premissa de Marcel Duchamp em que "tudo pode ser usado como uma obra de arte", inclusive o corpo. Além de Duchamp, podem ser considerados precursores da body art o francês Yves Klein, que usava corpos femininos como "pincéis vivos", o americano Vito Acconci e o italiano Piero Manzoni.


Marina Abramović
:: Extremos
Algumas das criações mais perturbadoras da body art foram realizadas durante protestos por direitos humanos relacionados à Guerra do Vietname e ao Watergate.
Outros artistas criaram obras calorosas, que implicavam actos de auto-mutilação e auto-flagelação. Essas obras chegaram ao seu extremo com os Activistas de Viena (ou accionistas) e com o também austríaco Rudolf Schwarzkogler.


Rudolf Schwarzkogler

:: TIPOS DE BODY ART

- Pintura Corporal
Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escutamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os índios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquilhagem é um grande exemplo de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo. Isso acontece desde tempos imemoráveis, mas é firme ate os dias de hoje.



- Piercing
Piercing (ou Pírcingue, ortografia comum em Portugal) é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.
O povo da Nova-Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Os Kayapos, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimónias particulares, diferenciando-se dos seus congéneres.



- Cosméticos




- Henna




- Implante
Na modificação do corpo, um implante é um dispositivo colocado sob a pele humana para fins decorativos. Tais implantes podem ser subcutâneos ou transdérmicos. No contexto da modificação do corpo, alguns podem considerar injecções de silicone e outras substâncias, um tipo de implante. Alguns tipos de implantes podem ser realizados por médicos ou outros profissionais da área médica, enquanto outros são realizados por cortadores.



- Escarificação
Escarificação é uma técnica de modificação do corpo que consiste em produzir cicatrizes no corpo através de instrumentos cortantes. Diversas culturas utilizam esta técnica. Na África em algumas culturas as mulheres utilizam a escarificação como forma de beleza.



- Tatuagens
A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" acto de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultivadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção actuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultivadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Counter